quarta-feira, 31 de março de 2010

COMO TIRAR O SAL DO BACALHAU













Fonte: Plataforma Superior

Demolhar o bacalhau
Pesquisando na internet, verifica-se que cada um tem quase uma solução para tirar o sal do bacalhau (demolhar).Sou português. Viajei pela primeira vez ao Brasil em 1995 e fiquei bastante espantado quando reparei que ferviam o bacalhau para retirar o sal. Por favor, ninguém faça isso!!!. Este método retira o sabor, a gordura e as qualidades degustativas do tão apreciado peixe. Ah... e já agora. Bacalhau do Porto é coisa que não existe. Não consegui desvendar o porquê dessa "marca" que é usada no Brasil como símbolo de qualidade e bom bacalhau.Esse peixe delicioso, só existe em águas frias perto do polo norte, ali para os lados da Gronelandia e Noruega.Bom.., vamos tirar o sal do bendito bacalhau. Cortar em postas e colocar em água fria num recipiente bem grande.
Quanto mais água melhor. Em climas quentes colocar no frigorífico (frizer), pois com temperaturas mais elevadas o bacalhau ganha cheiro e fica sem gordura. Se utilizar um balde de lateral alta, enfiar as postas num arame (tipo estendal de roupa) e colocar de maneira que as postas fiquem completamente mergulhadas na água, mas bem perto da superfície. Este método é o mais aconselhado, pois conforme o sal vai saindo, ele cai para o fundo do balde diluído na água. A água salgada é mais "pesada" que a água doce.
Com este sistema basta mudar a água duas vezes. Para dois quilos de bacalhau duas trocas de água de 10 litros são suficientes. Se colocar o bacalhau no recipiente sem a dica anterior, tentar colocar as postas na vertical e inverter a posição aquando da mudança da água. Nova água a cada quatro ou seis horas até a mesma não ter sabor a sal. Por norma quatro a cinco vezes é suficiente.Caso ache difícil é só viajar até Portugal onde há muitos restaurantes especializados na confeção de tão apreciado prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário