quarta-feira, 31 de março de 2010

RECEITA DE BACALHAU

Fonte: Plataforma Superior
Bacalhau à Lagareiro ou com batatas a murro.
Este prato é originário dos alambiques de azeite. Os lagareiros (pessoas que transformam a azeitona em azeite) confecionam este prato aproveitando as brasas da fogueira que aquece a caldeira do alambique. Receita:- Previamente colocar batatas de tamanho médio/menor dentro das cinzas ainda bem quentes.
Por norma entre quinze a vinte minutos.Depois de bem demolhado, e de as batatas estarem assadas, colocar um pouco de alho partido em pedaços pequenos sobre as postas do bacalhau. Ajeitar as brasas e colocar o bacalhau sobre as mesmas, até ficar dourado com algumas partes quase queimadas.
Virar as postas. Normalmente bastam dois minutos. Como já retiramos as batatas, vamos dar um murro nelas. Isso mesmo, mas de maneira a não ficarem completamente esborrachadas. Agora é só colocar as batatas e o bacalhau no prato, regar com azeite a gosto, umas pedrinhas de sal e vamos a isto. Acompanhar com vinho branco seco bem fresco (gelado). Em Portugal existem muitos restaurantes especializados na confeção desta apetitosa refeição. Ai mãezinha.!!! Ótimo para almoço ou jantar. É uma refeição leve desde que não regue com demasiado azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário