quarta-feira, 31 de março de 2010

RECEITA DE BACALHAU

Fonte: Plataforma Superior
Bacalhau à Lagareiro ou com batatas a murro.
Este prato é originário dos alambiques de azeite. Os lagareiros (pessoas que transformam a azeitona em azeite) confecionam este prato aproveitando as brasas da fogueira que aquece a caldeira do alambique. Receita:- Previamente colocar batatas de tamanho médio/menor dentro das cinzas ainda bem quentes.
Por norma entre quinze a vinte minutos.Depois de bem demolhado, e de as batatas estarem assadas, colocar um pouco de alho partido em pedaços pequenos sobre as postas do bacalhau. Ajeitar as brasas e colocar o bacalhau sobre as mesmas, até ficar dourado com algumas partes quase queimadas.
Virar as postas. Normalmente bastam dois minutos. Como já retiramos as batatas, vamos dar um murro nelas. Isso mesmo, mas de maneira a não ficarem completamente esborrachadas. Agora é só colocar as batatas e o bacalhau no prato, regar com azeite a gosto, umas pedrinhas de sal e vamos a isto. Acompanhar com vinho branco seco bem fresco (gelado). Em Portugal existem muitos restaurantes especializados na confeção desta apetitosa refeição. Ai mãezinha.!!! Ótimo para almoço ou jantar. É uma refeição leve desde que não regue com demasiado azeite.

COMO TIRAR O SAL DO BACALHAU













Fonte: Plataforma Superior

Demolhar o bacalhau
Pesquisando na internet, verifica-se que cada um tem quase uma solução para tirar o sal do bacalhau (demolhar).Sou português. Viajei pela primeira vez ao Brasil em 1995 e fiquei bastante espantado quando reparei que ferviam o bacalhau para retirar o sal. Por favor, ninguém faça isso!!!. Este método retira o sabor, a gordura e as qualidades degustativas do tão apreciado peixe. Ah... e já agora. Bacalhau do Porto é coisa que não existe. Não consegui desvendar o porquê dessa "marca" que é usada no Brasil como símbolo de qualidade e bom bacalhau.Esse peixe delicioso, só existe em águas frias perto do polo norte, ali para os lados da Gronelandia e Noruega.Bom.., vamos tirar o sal do bendito bacalhau. Cortar em postas e colocar em água fria num recipiente bem grande.
Quanto mais água melhor. Em climas quentes colocar no frigorífico (frizer), pois com temperaturas mais elevadas o bacalhau ganha cheiro e fica sem gordura. Se utilizar um balde de lateral alta, enfiar as postas num arame (tipo estendal de roupa) e colocar de maneira que as postas fiquem completamente mergulhadas na água, mas bem perto da superfície. Este método é o mais aconselhado, pois conforme o sal vai saindo, ele cai para o fundo do balde diluído na água. A água salgada é mais "pesada" que a água doce.
Com este sistema basta mudar a água duas vezes. Para dois quilos de bacalhau duas trocas de água de 10 litros são suficientes. Se colocar o bacalhau no recipiente sem a dica anterior, tentar colocar as postas na vertical e inverter a posição aquando da mudança da água. Nova água a cada quatro ou seis horas até a mesma não ter sabor a sal. Por norma quatro a cinco vezes é suficiente.Caso ache difícil é só viajar até Portugal onde há muitos restaurantes especializados na confeção de tão apreciado prato.

quinta-feira, 25 de março de 2010

DICAS






Para que o pó de café conserve seu aroma por mais tempo
Guarde no frigorífico em recipiente hermeticamente fechado.Fonte: Blog Lua de Sabores
Se o molho de carne ficar sem cor
Acrescente duas colheres (chá) de café solúvel.Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Para descascar frutas
Para tirar casca fina de frutas, coloque-as numa vasilha, cubra com água fervente e deixe ficar por 1 minuto. Descasque com uma faquinha fina.Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Para o purê de batatas
Quando as batatas são cozidas em demasia, o purê fica aguado ao se colocar o leite. Salpique um pouco de leite em pó, e ele ficará macio.Enviada por: Site Cozinha Japonesa
O café solúvel pode ser guardado por bastante tempo
Desde que esteja num frasco bem fechado ele não sofre alterações. Fonte: Blog Lua de Sabores
Utilize sempre uma vasilha de louça ou de vidro, nunca de metal.Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Alface bom por mais tempo
O alface não ficará com manchas escuras tão depressa se colocar uma toalha de papel ou um guardanapo na vasilha em que for guardada.Fonte: Dicas e Curiosidades Sobre Tudo
Roupas Manchadas por Roupas Coloridas
Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão.Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão. Fonte: Dicas e Curiosidades Sobre Tudo
Para o café ficar mais cheiroso
Adicione à água a ferver uma pitada de sal.Enviada por: Site Cozinha Japonesa

terça-feira, 23 de março de 2010

BOLO DE PASCOA






INGREDIENTES:
Massa :
250g açucar mascavo
175g manteiga
2 colherres de sopa de melado
3 ovos
60g de chocolate em pó
1 xicara de chá de água morna
1/2 pote de iogurte natural
2 1/2 xicara de chá de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento em pó

Recheio :
250g de uva passa bem picada
2 colheres de sopa de açucar
2/3 de xicara de água
1 colher de sopa de suco de limão
200ml de creme de leite
Cobertura :
500g de chocolate meio amargo picado
250g nutella
1/2 xicara de creme de leite sem soro
Bombons variados
Modo de fazer :
Bata o açucar mascavo do a manteiga. Continue batendo e adicione o melado, os ovos , chocolate em pó, água e o iogurte. Junte a farinha e misture o fermento. Coloque em uma forma de 23cm de diametro untada. Asse no formo a 200 c por aproximadamente 1h.
Recheio: Em uma panela coloque a uva passa, o açucar , a água e o suco de limão. Leve ao fogo brando e cozinhe por 5 minutos. Deixe esfriar e bata no liquidificador até formar uma pasta. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e leve a geleladeira.
Cobertura:
Derreta o chocolate em banho maria. Retire do fogo, misture bem a nutella e o creme de leite. Leve a geladeira até começar endurecer. Na batedeira , bata até formar um creme liso.
Montagem :
Corte o bolo em duas partes. Recheie com o creme de passa e por cima espalhe o chantilly. Coloque a outra metade do bolo e cubra com a cobertura. Decore com bombons. Rende 12 fatias.
342 calorias por fatia .
Fonte : revista VIVA!


sábado, 20 de março de 2010

Aprenda a fazer massa à jardineira










Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo


Aprenda a fazer massa à jardineira com cenouras, chuchu e ervas finas. A receita do Kurotel, Centro de Longevidade e Spa, tem 260 calorias.


Ingredientes


60g de massa integral
2 litros de água
1dente de alho
4 colheres(sopa) de ervas frescas picadas
1 colher(café) de sal
1 colher(café) de óleo
Pimenta do reino a gosto
1 colher(sobremesa) de óleo
1/2 xícara(chá) de cebola picada
3 flores de brócolis
3 flores de couve-flor
1/2 xícara(chá) de cenoura em tiras
1/2 xícara(chá) de chuchu em tiras

Modo de preparo:


Leve a água para ferver. Assim que levantar fervura coloque 1 fio de óleo e o sal. Acrescente a massa de deixe cozinhar até ficar al dente. Coar e reservar.Coloque os legumes para cozinhar no vapor, exceto a cebola. Assim que estiverem levemente cozidos retire e tempere a gosto. Reserve.Numa frigideira coloque a manteiga e a cebola para dourar. Desligue e retire do fogo. Acrescente as ervas. Misture tudo e coloque num prato e sirva imediatamente.Se quiser pode misturar 1 xícara (chá) de molho de tomate.

quarta-feira, 17 de março de 2010

RECEITA DE BUCHO


BUCHO DIFERENTE



Das maneiras de se preparar bucho, essa talvez seja a mais diferente. O bucho à milanesa não perde em nada o sabor e ainda ganha aquele crocante da massa milanesa: sucesso garantido! Ideal para ser feito para os amigos, servindo como petisco, o bucho à milanesa é um prato fácil de se preparar. Só tenha cuidado: prepare bastante porque o sucesso é garantido! O Bar do Edmundo cedeu a famosa receita do bucho à milanesa:

Ingredientes:
2 kg de bucho, água, sal e tempero completo (Sal, cebola, alho, pimenta do reino).
Modo de preparo:
Coloca-se em uma panela de pressão de 5 litros os 2 kg de bucho cortado em pedaços grandes e cobrir com duas colheres de sal. Quando começar a dar pressão, marcar 15 minutos. Tirar o bucho e lavar em água corrente, estender os pedaços em uma bancada para que escorra toda a água. Depois, com uma faca de carne, limpar tirando toda a gordura e já cortando em pedaços menores tipo bife. Esses pedaços então serão temperados a gosto com o tempero completo e depois passar em uma massa milanesa.Frita-se numa frigideira com bastante óleo a mais ou menos 180º até dourar. Depois de pronto, corta-se em cubos, servindo com picles, limão e molho de pimenta vermelha.
/**/

segunda-feira, 15 de março de 2010

CONHEÇA OS NOSSOS PRODUTOS - LINHA DE CARNES


CARNES DE GADO







ACEM
ALCATRA BIFE
ALCATRA PEÇA
BIFE DE FÍGADO
BUCHO
CARNE MOIDA
CARNE SECA
COSTELA COM OSSO
COSTELA SEM OSSO
CUPIM
FRALDÃO
PATINHO BIFE
PICANHA
PONTA DE PEITO
RABADA
LAGARTO

CARNES SUINA



CARNE DE PORCO







COSTELA DE PORCO
FEIJOADA MIX
LINGUICA DE PORCO
LINGUICA TOSCANA
LOMBO DE PORCO
MOCOTO
PERNIL DE PORCO C/ OSSO

CARNE DE GALINHA










LINGUIÇA DE FRANGO
CORAÇÃO DE FRANGO

domingo, 14 de março de 2010

MERCEARIA

bananinha
batata palha
biss
bombom garoto cx
bombom garroto pct
cafe pilao
canjica
colorau
farinha de kibe
farinha de mandioca
farrinha de milho
farrofa
feijao
fuba
goiabadinha
guarana lata cx 24/350ml
mandioca
massa de pastel
milho de canjica
milho de pipoca
nesquick
pacoca pt
pao de queijo
passatempo
pimenta
povilho azedo
sal grosso
skol lata